Site TRT 19ª Região - Terceira reunião do projeto Fluxo Nacional JT Primeira Instância Wiki Nacional

Notícias

Notícias

11/04/2018 - Terceira reunião do projeto Fluxo Nacional JT Primeira Instância Wiki Nacional

Terceira reunião do projeto Fluxo Nacional JT Primeira Instância Wiki Nacional

Na última segunda-feira, 9/4, no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, teve início a 3ª reunião de trabalho do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 13/04. Compuseram a mesa de honra da atividade os desembargadores Samuel Hugo Lima e Susana Graciela Santiso, corregedor e vice-corregedora da 15ª Região, e as juízas auxiliares da Corregedoria Regional Maria da Graça Bonança Barbosa e Lúcia Zimmermann.

Com a participação de diretores de secretaria de vara do trabalho de 21 tribunais trabalhistas, o encontro objetiva dar sequência à construção coletiva da plataforma Wiki de gestão de conhecimento, que reunirá a descrição de todas as atividades de secretaria de primeira instância, o passo a passo das rotinas de trabalho, modelos e normativos, em ambiente virtual. O TRT de Alagoas está sendo representado pelo do diretor da 4ª VT de Maceió, Sérgio Luis Lisboa Calheiros.

O desembargador Samuel Hugo Lima deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que na época em que tomou posse como juiz existiam alguns servidores que detinham todo o conhecimento, mas que não compartilhavam a informação, de modo que quando este servidor tirava férias se estabeleciam grandes dificuldades de serviço. O corregedor regional enfatizou que "o projeto Wiki vem exatamente contra essa lógica, ou seja, a informação tem que ser dividida, compartilhada".

Ele anotou também que "às vezes, em correição, você identifica uma vara que encontrou uma solução engenhosa, mas aquela solução fica só naquela unidade", e afirmou que a Wiki "vem de novo para quebrar essa lógica". Samuel Hugo Lima destacou não ter dúvida de que "se a grande revolução no processo trabalhista foi o PJe, o segundo momento de virada na Justiça do Trabalho é a Wiki", e concluiu afirmando ter consciência de que "nós estamos aqui em um momento histórico, de mudança de mentalidade".

A vice-corregedora regional, desembargadora Susana Graciela Santiso, registrou que o projeto Wiki vai auxiliar diretamente no aprimoramento da prestação jurisdicional nas varas do trabalho, com ganhos de produtividade. Para a juíza auxiliar da Corregedoria, Lúcia Zimmermann, gerente de regras de negócio das fases processuais, a plataforma não é voltada apenas para os servidores que estão iniciando a carreira, mas também para os mais experientes, pois "é um serviço vivo, que está sendo sempre atualizado".

A Página Wiki do Fluxo Nacional JT Primeira Instância está em desenvolvimento.

Na sequência dos trabalhos, o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, apresentou um histórico das atividades desenvolvidas e informou que a Wiki do Fluxo Nacional JT Primeira Instância, já em construção, estará disponível em breve. "Um dos nossos objetivos nesta semana é migrar para a página todo o conteúdo produzido até agora", disse Vlademir, gerente do projeto, para quem "a Wiki é uma ferramenta para compreensão do fluxo do processo judicial e gestão do conhecimento institucional".

Fotos da reunião nos arquivos anexos.

Fonte: TRT da 15ª Região.

Galeria de imagens

FaceBook
  © Versão V.1.11 - 11/04/2018