Portal TRT 19ª Região
Acessibilidade -
Portal TRT 19ª Região

Noticias Anteriores

Entidades promovem Abril Verde em defesa da segurança e saúde do trabalhador

O Movimento Abril Verde - campanha mundial que tem o objetivo de   informar e sensibilizar sobre a importância da  prevenção e da redução dos acidentes de trabalho -, já definiu a programação deste ano de 2017. Na próxima segunda-feira (03.04), às 6h, haverá um evento na Praia de Pajuçara, em frente ao restaurante Terraço, onde os organizadores irão fincar 200 cruzes na areia da praia para simbolizar todas as vítimas de acidente de trabalho no mundo. 

      Na manhã do dia 07.04, será realizada uma ação  na cidade de Arapiraca,  no auditório do Sesi, com palestras de esclarecimento sobre os riscos e as consequências que os acidentes laborais podem causar ao trabalhador e à sociedade. 

      No dia 28 de abril, data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, será realizado, nos dois horários,  um ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria. As atividades da manhã serão direcionadas aos gestores de empresas e órgãos públicos; à tarde, ao público em geral.

      Ainda na programação, no dia 30, às 7h, haverá uma caminhada que sairá das proximidades da Feirinha da Pajuçara até o Alagoinhas. Ao longo de todo o mês de abril, o movimento realizará ações educativas e apresentações teatrais do Sesi em várias indústrias.

      O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Serviço Social dá Industria (Sesi), Serviço Nacional de.Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

      Números - O Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.


      
      

 


      

Avenida da Paz, 2076 - Centro/ Maceió - Alagoas - CEP: 57020-440
Tel: 0 xx (82) 2121-8299 - CNPJ: 35.734.318/0001-80
Horário de funcionamento: 7h30 às 15h30 - Atendimento ao público: 7h45 às 14h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

Atualizado em 23/08/2017