Portal TRT 19ª Região
Acessibilidade -
Portal TRT 19ª Região

Noticias Anteriores

Abril Verde: cruzes na Pajuçara lembram vítimas de acidentes de trabalho

Um ato simbólico realizado na manhã desta segunda-feira (03.04), na orla da Pajuçara, marcou o início da programação do Abril Verde em Maceió (AL).  Duzentas cruzes fincadas na areia da praia lembraram as vítimas de acidentes de trabalho no mundo e chamaram atenção para a importância das ações preventivas para a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores.

      Segundo o auditor fiscal do Trabalho Elton Machado, os acidentes de trabalho representam um problema sério para País, tanto do ponto de vista social quanto econômico-financeiro. "Os números de acidentes graves e fatais são terríveis. Precisamos atacar o problema, conscientizando os empresários de que o gasto com segurança não é custo, mas investimento", afirmou. Para ele, é preciso adotar programas sérios, honestos e profissionais de gestão de segurança e saúde, além de capacitar e conscientizar os trabalhadores para o uso correto de equipamentos de proteção individual e coletiva, além de cumprir os procedimentos.

      O presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal),  Harrison David Maia, chama atenção para a importância do investimento em ações preventivas. “Só a adoção de medidas de prevenção, com respeito às normas de saúde e segurança podem mudar o quadro atual, que infelizmente ainda apresenta trabalhadores falecidos ou mutilado física e mentalmente", alertou.

      Anualmente, o Brasil registra  mais de 700 mil acidentes de trabalho - sendo 550 mil com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Em 2013, segundo dados divulgados pelo  Ministério da Previdência Social, cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em decorrência de  acidente de trabalho ou doença ocupacional.

      Programação - Ao longo deste mês, o Movimento Abril Verde realizará várias atividades de conscientização. Na manhã do dia 07.04, será realizada uma ação  na cidade de Arapiraca,  no auditório do Sesi, com palestras de esclarecimento sobre os riscos e as consequências que os acidentes laborais podem causar ao trabalhador e à sociedade. 

      No dia 28 de abril, data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, será realizado, nos dois horários,  um ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria. As atividades da manhã serão direcionadas aos gestores de empresas e órgãos públicos; à tarde, ao público em geral. Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail sintestal@gmail.com .

      Ainda na programação, no dia 30, às 7h, haverá uma caminhada que sairá das proximidades da Feirinha da Pajuçara até o Alagoinhas. Ao longo de todo o mês de abril, o movimento realizará ações educativas e apresentações teatrais do Sesi em várias indústrias.

      O Movimento Abril Verde é fruto de uma parceria entre o Serviço Social dá Industria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e Grupo Prevencionistas.


      
      

ALBUM DE FOTOS NO FLICKR

      

       


      
      



       


      

Avenida da Paz, 2076 - Centro/ Maceió - Alagoas - CEP: 57020-440
Tel: 0 xx (82) 2121-8299 - CNPJ: 35.734.318/0001-80
Horário de funcionamento: 7h30 às 15h30 - Atendimento ao público: 7h45 às 14h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

Atualizado em 23/08/2017