Portal TRT 19ª Região
Acessibilidade -
Portal TRT 19ª Região

Noticias Anteriores

Acadêmicos do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAMA visitam TRT/AL

Na manhã da última quinta-feira (27.04), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) recebeu a visita de alunos do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA). Integrantes do Núcleo de Práticas Jurídicas, eles fizeram visita técnica para conhecer a estrutura de funcionamento do Tribunal, sendo recebidos pela secretária-geral da presidência, Marta Suseni Lisboa.

          A visita começou no Fórum Pontes de Miranda, pela galeria dos presidentes do TRT/AL. Em seguida,  a turma de acadêmicos foi ao Memorial Pontes de Miranda para conhecer a história da Justiça do Trabalho no Estado e o acervo do jurista Pontes de Miranda. O servidor Osvaldo Zaidan, do Memorial, explicou que o acervo está sendo paulatinamente digitalizado e que o espaço é um lugar importante, de preservação e guarda, bem como de pesquisa. 

          Na seqüência, os estudantes visitaram a Coordenadoria de Conciliação. No local a servidora Amara Teixeira falou sobre a importância da conciliação e da mediação à luz da Política Nacional de Pacificação Social e Solução Adequadas de Disputas instituída  pelo Conselho Nacional de Justiça. (CNJ).  Ela ainda explicou que o setor tem mantido excelência no atendimento diferenciado, qualidade e quantidade de processos conciliados e informou que o TRT/AL tem sido reconhecido como maior conciliador dentre os Tribunais do país.

          Os visitantes ainda conheceram a 10ª Vara do Trabalho de Maceió, onde assistiram uma audiência.  O juiz Titular do Trabalho, Alonso Filho, em um diálogo amistoso, forneceu informações acerca das atividades desenvolvidas na Unidade.

          No roteiro ainda constou uma visita à Secretaria de Gestão Estratégica, onde o servidor Victor Dórea repassou diversas informações aos estudantes sobre as metas instituídas pelo CNJ, CSJT e no Plano Estratégico do TRT, sobre os trabalhos voltados ao atendimento dos jurisdicionados e quanto às atividades voltadas à qualidade de vida dos servidores, bem como na área de responsabilidade socioambiental, a exemplo dos projetos TRT Solidário, Cantinho da Reciclagem, Feira de Troca de Livros, e a Feira de Produtos Agroecológicos. 

          A coordenadora e professora do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAMA, Karin Marques, acompanhou os alunos e explicou que a visita objetiva conhecer o Tribunal com um olhar diferenciado. “Visamos ter um olhar mais amplo, conhecer além do Direito. Saber das práticas e projetos que alcançam a comunidade”,observou.

          Girlene Martins, aluna do 10ª período do curso de Direito, avaliou que ter vindo conhecer o Tribunal foi muito importante, pois é na área trabalhista que pretende atuar. "Foi um bom momento vir aqui, visto que as reformas Previdenciária e Trabalhista estão em pleno andamento”, considerou. 

      ÁLBUM DE FOTOS NO FLICKR


      
      

 


      

Avenida da Paz, 2076 - Centro/ Maceió - Alagoas - CEP: 57020-440
Tel: 0 xx (82) 2121-8299 - CNPJ: 35.734.318/0001-80
Horário de funcionamento: 7h30 às 15h30 - Atendimento ao público: 7h45 às 14h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

Atualizado em 25/10/2016 - 11:45h