Portal TRT 19ª Região
Acessibilidade -
Portal TRT 19ª Região

Noticias Anteriores

Semana Nacional de Museus: TRT/AL abre mostra fotográfica Antigas Profissões

O Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho em Alagoas abriu na última segunda-feira (15.05), a exposição fotográfica "Antigas Profissões - Legado e contribuição para a diversidade na produção econômica do Estado de Alagoas". A ação cultural faz parte da programação do MPM para celebrar  a 15ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A mostra visa incentivar a cultura da visitação aos museus e promover o diálogo com a sociedade.

          O presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, abriu a mostra fotográfica saudando os profissionais retratados na exposição que estivavam presentes. Ele ressaltou a importância das antigas profissões tanto nas questões peculiares de cada trabalho, a exemplo dos saberes, bem como  quanto aos aspectos sociais, econômicos e culturais das antigas profissões.

          "Agradeço a disponibilidade de cada um dos profissionais aqui retratados e destaco que suas atividades de fotógrafo, oleiro, sebista, alfaiate, amolador de tesoura, paneleiro, rendeira, raizeiro, relojoeiro, fotógrafo lambe-lambe e sapateiro, são relevantes e contextualizam com a contemporaneidade. Mais que atividades de sustento, são seus afazeres história, comprometimento e dedicação que resistem na diversidade de trabalhos e situações econômicas variáveis",observou. 

          O relojoeiro Edvan Oliveira Cupertino, um dos profissionais retratados na exposição, disse ter ficado muito feliz em ter seu cotidiano colocado em evidência. "Estou muito satisfeito em participar. Fico muito grato ao Tribunal por  reconhecer e valorizar a minha profissão", enfatizou.

          A exposição ficará em cartaz para visitação no hall da sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) até 31 de maio, das 7h45 às 14h30. 

          Também integra a programação do Memorial Pontes de Miranda para a 15ª Semana Nacional de Museus, a palestra  "Comparações e divergências em Alagoas - entre o sindicalismo na Era Vargas e no período da redemocratização. O tema será abordado nesta quarta-feira, das 14h às 15h30, na sala de Sessões do TRT, pelos  professores Osvaldo Maciel e  Michelle Reis e pelo juiz do Trabalho Jasiel Ivo, titular da Vara de Penedo.


      
      

ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS.

       


      

Avenida da Paz, 2076 - Centro/ Maceió - Alagoas - CEP: 57020-440
Tel: 0 xx (82) 2121-8299 - CNPJ: 35.734.318/0001-80
Horário de funcionamento: 7h30 às 15h30 - Atendimento ao público: 7h45 às 14h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

Atualizado em 23/08/2017