Site TRT 19ª Região - Conciliação - Perguntas Frequentes

Conciliação - Perguntas Frequentes

Conciliação - Perguntas Frequentes

Quero inscrever meu processo para tentativa de conciliação. Como devo proceder?

Você pode fazer a solicitação enviando e-mail para conciliar@trt19.jus.br; pelos telefones (82) 2121-8309/2121-8148 ou comparecendo pessoalmente ao Centro de Conciliação, localizado no térreo do prédio anexo ao Fórum Pontes de Miranda, ao lado do Serviço de Precatório (Avenida da Paz, nº 2076, Centro, CEP: 57.020-440). O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h. É importante informar o número do processo, sua localização, o nome das partes e advogados, além de contatos atualizados.

O Centro de Conciliação agendará uma audiência e notificará as partes, com o objetivo de promover o diálogo por meio de uma tentativa de conciliação.

Para mais informações, entre em contato pelo 0800 284 0200.

Em que fase do processo é possível tentar a conciliação?

Você poderá inscrever seu processo independentemente da fase processual em que ele se encontre, uma vez que o importante é a vontade das partes em se conciliarem.

Com a criação do Núcleo, ainda haverá Semanas de Conciliação?

Sim, as edições anuais do evento continuarão, de acordo com o calendário do CNJ e do CSJT. No entanto, caso haja necessidade, a presidência do Regional e a coordenação do Núcleo poderão propor outras edições durante o ano. Lembrando sempre que, além delas, o Núcleo funcionará permanentemente.

Meu processo passará por algum tipo de triagem antes da tentativa de conciliação?

Nos processos inscritos pelas próprias partes ou por seus representantes para participar de audiência de conciliação, a orientação comum é não haver triagem. No entanto, relativamente aos processos encaminhados para conciliação por outros motivos, é provável que estes passem por uma triagem, que verificará seu potencial conciliatório.