Site TRT 19ª Região - TRT/AL realiza Seminário de Saúde Mental para Servidores

25/07/2019 - TRT/AL realiza Seminário de Saúde Mental para Servidores

TRT/AL realiza Seminário de Saúde Mental para Servidores

Na última quarta-feira (24.07), o comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro e o Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) promoveram o Seminário de Saúde Mental para Servidores. A ação fez parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho. O evento ocorreu no auditório da Escola Judicial, das 13h às 14h30.

Na abertura das atividades, a presidente do TRT/AL, desembargadora Anne Inojosa, destacou a importância das práticas direcionadas à melhoria da saúde mental para a saúde de magistrados e servidores.  As juízas do Trabalho Bianca Calaça e Carolina Bertrand, gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro no TRT/AL, também participaram do evento.

A palestra inicial foi ministrada  pela psicóloga Erivânia Ferreira de Araújo, sobre o tema "Cuidar do ser e ter saúde". Ela destacou a importância de o ser humano aprender a lidar com os pensamentos, sentimentos e emoções que afetam a saúde. "O indivíduo é o responsável pela criação de sua própria realidade. O momento que temos para tomar conta da nossa vida é o agora", frisou.

Erivânia Araújo também ressaltou ser necessário aprender a controlar a emoção, que, segundo ela, pode ser compreendida como qualquer agitação ou perturbação da mente, como uma paixão, um sentimento ou qualquer outro estado mental excitado. Ela enfatizou a importância de o indivíduo controlar as emoções negativas, a exemplo dos sentimentos de raiva, angústia, vingança, impotência, respeito, inveja, entre outros.

Em seguida, a médica Cláudia Loureiro falou sobre o tema "Longevidade Saudável, como obtê-la". Logo no início de sua palestra, questionou se os participantes estavam se preparando mental e fisicamente para a terceira idade e salientou a importância de se organizar uma rotina baseada em hábitos saudáveis, como a prática constante de exercícios físicos e uma alimentação rica em alimentos orgânicos.

Cláudia Loureiro advertiu que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, por conta disso, o número de pessoas com câncer está aumentando vertiginosamente.

Todos os participantes do evento receberam certificado emitido pela Escola Judicial do TRT/AL.