Site TRT 19ª Região - Juíza fala sobre adoecimento mental na área da saúde em entrevista ao canal do Sateal 

08/08/2019 - Juíza fala sobre adoecimento mental na área da saúde em entrevista ao canal do Sateal 

Juíza fala sobre adoecimento mental na área da saúde em entrevista ao canal do Sateal 

Na última segunda-feira (05.08), a juíza Bianca Calaça, uma das gestoras Regionais do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal). Em pauta, o tema "Adoecimento mental no trabalho".

Na oportunidade, a magistrada explicou à jornalista Patrícia Machado quais são os fatores que ocasionam o adoecimento mental dos trabalhadores da saúde. Também esclareceu como o trabalhador pode identificar que está sendo vítima de assédio no ambiente de trabalho e qual a importância da denúncia para a vítima de assédio, bem como quais são as principais estratégias para se combater a violência no trabalho. 

Segundo ela, o assédio é uma espécie de violência, e qualquer conduta, seja de ordem física, psicológica, econômica, sexual, que tenha potencial de causar qualquer espécie de dano ao trabalhador nas esferas de saúde física, mental e financeira, pode se configurar como um ato de violência.

Ela destacou que a sobrecarga de trabalho, os baixos salários, a ausência de intervalos mínimos para repouso e a pressão  são fatores que contribuem para aumentar o percentual de adoecimento mental no setor de saúde. "Também é importante ressaltar que o trabalhador da saúde lida com a população no momento de maior fragilidade, ou seja, quando o ser humano está enfrentando uma enfermidade", frisou.

Em breve, a entrevista será exibida no canal do Sateal no YouTube.

Texto: Fábio Tenório