Site TRT 19ª Região - Memorial Pontes de Miranda recebe visita de acadêmicos de Direito da Uninassau

Notícias

Notícias

19/08/2019 - Memorial Pontes de Miranda recebe visita de acadêmicos de Direito da Uninassau

Memorial Pontes de Miranda recebe visita de acadêmicos de Direito da Uninassau

O Memorial Pontes de Miranda, instituição museológica do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), recebeu na última quinta-feira (15.08) a visita de acadêmicos do 6º período do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau - Campus Ponta Verde (Uninassau). Eles foram recebidos pelo secretário-geral da presidência e  curador do Memorial, Frederico Guilherme Gomes, e Luiza Cleto, do Cerimonial do Tribunal. Os estudantes fizeram todo o circuito cultural,  guiados pelo estagiário de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Airton Oliveira.

    No espaço de memória, os alunos obtiveram informações acerca do acervo do MPM, que é composto de mais de 12 mil itens, entre objetos diversos, mobiliário antigo, livros, jornais, documentos avulsos, processos judiciais históricos, documentos administrativos sobre a Justiça do Trabalho em Alagoas. Além disso, conheceram o ambiente reservado exclusivamente à biografia do patrono do Memorial, jurista Francisco Pontes de Miranda. Nesse local há um acervo pessoal com fotos, livros autorais, correspondências, entre outros documentos. 

    Para o acadêmico de Direito Lásaro Henrique Costa, a visita ao Museu foi uma experiência formidável. "São muitos atrativos, tanto históricos quanto jurídicos. Vimos desde a evolução do trabalho e suas características no Brasil, sofrendo diversas influências como a dos imigrantes, passando pela evolução dos processos trabalhistas até chegar à organização atual", observou. "Também podemos conhecer e entender melhor a vida de um dos maiores juristas do mundo, que é o Pontes de Miranda. Nosso Estado é pequeno mas cheio de personalidades marcantes em todas as áreas. A história de Pontes de Miranda merece ser divulgada e a proposta desse espaço é perfeita", complementou.

    Horários: Aberto todos os dias, das 9h15 às 12h15 e das 13h às 14h30. As visitas em grupos com número igual ou superior a seis pessoas deverão ser agendadas pelo telefone do Memorial - (82) 2121-8122 ou pelo e-mail mpm@trt19.jus.br, com antecedência mínima de 24 horas do dia da visitação.    
 

FaceBook
Versão do Software do Portal   © Versão V.1.36 - 20/09/2019